Lançamento oficial do livro Xadrez Divertido acontece nesta sexta-feira

Em Caxias do Sul desde a última segunda-feira, a maior enxadrista feminina de todos os tempos, Judit Polgar, abriu espaço na sua agenda de compromissos oficiais para visitar algumas escolas. A húngara de 36 anos está no Rio Grande do Sul para participar do XII Torneio Aberto Internacional de Xadrez evento que tradicionalmente acontece junto a Festa Nacional da Uva.

Fotos: Janine Stecanella


No dia 02 de março, sexta-feira, Judit Polgar lança oficialmente seu livro Xadrez Divertido: No Reino dos Animais da Editora Belas-Letras em sessão de autógrafos no Shopping Iguatemi Caxias. Logo após, a enxadrista fará uma simultânea com 40 jogadores.

Em sua visita a Escola Caminho do Saber, Judit Polgar ressaltou a importância do esporte no desenvolvimento das crianças: "O xadrez estimula a concentração, o pensamento estratégico, a convivência social, perder e ganhar. Aliado ao ensino escolar, é um ótimo elemento na formação dos alunos".




A visível intereção com crianças e adolescentes não é mera coincidência. A maior inspiração para escrever o livro Xadrez Divertido veio de casa, dos seus filhos Oliver e Hanna. E perguntada sobre suas maiores influências no esporte, Judit Polgar não demora em responder: "Minhas duas irmãs".



Com um currículo brilhante e 30 anos de experiência no esporte, a maior curiosidade dos alunos não poderia deixar de ser: com quantos anos a enxadrista iniciou sua carreira? e qual o segredo para vencer?. "Comecei a jogar com cinco anos. Aos seis venci meu primeiro campeonato e aos nove ganhei meu primeiro título internacional. Primeiro precisei decorar todas as peças do tabuleiro e qual a função de cada uma delas. A seguir, memorizar as casas e os movimentos adversários, assim como os meus. Hoje, quando começo uma partida, visualizo primeiro na minha cabeça todos os movimentos possíveis para depois jogar", esclarece Judit.   

0 comentários: