As dez maiores dúvidas de português dos leitores

Nossa língua tem fama de difícil. O que, com exceção das tortuosas conjugações verbais, pesadelo de qualquer estrangeiro, tem uma grande dose de injustiça. Não existe idioma que não lance de vez em quando suas cascas de banana no caminho do falante. É por isso que existe a seção Consultório.

A lista dos dez artigos da seção que foram e continuam sendo mais acessados pelos leitores da coluna, abaixo, em ordem descrescente de visitação, forma um bom painel das dúvidas linguísticas que mais atormentam os brasileiros (e as brasileiras, como acrescentariam os cultores de um modismo besta, comentado no item 4) nos dias de hoje.

Por essa amostragem, conclui-se que a famigerada conjugação verbal não chega a ser um bicho-papão: o único representante do gênero é o caso da palavra “aprouver”, comentado no item 5. A maior parte das dúvidas concentra-se em questões cambiantes de uso e reflete as dores do crescimento de uma língua que, por ser viva, está em constante movimento.

E se aquela dúvida que tira o seu sono não estiver contemplada aqui, caro leitor, não se aflija: mande um email para a coluna. Na próxima quinta-feira tem início um novo lote de esclarecimentos.



Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Toda quinta-feira o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br


Fonte: VEJA

0 comentários: