10 segredos para escrever um livro

Escritores dão dicas de como escrever bem e organizar as ideias na hora de criar uma obra

Escrever um livro pode não ser uma tarefa simples, porém com algum tipo de planejamento e organização de pensamentos será muito mais fácil começar a escrever a obra e não sofrer com falta de ideias no meio do caminho.

Na hora de escrever é essencial manter um estilo próprio e ser autoconfiante, acreditando que seu trabalho será interessante para muitas pessoas que se interessam pelo gênero ou pelo assunto do texto.

A seguir, confira 10 dicas dos melhores escritores do mundo para escrever bem e organizar seu pensamento antes de começar a criar um livro:

Não espere pela inspiração

De acordo com o escritor Andy Rooney, se você gosta de escrever e precisa ter uma ideia, o melhor a fazer é sentar em um lugar e não sair até ter em mente o seu projeto.

Acredite no seu trabalho

Segundo o autor John Toland, é preciso confiar na sua capacidade e persistir na área pela qual você se interessa para que possa aprimorar a escrita e melhorar cada vez mais seu estilo, mesmo que outras pessoas tentem se ressaltar diante de seu perfil.

Crie um esqueleto

Se você precisa escrever uma obra completa e não sabe por onde começar, é interessante fazer um esqueleto com todos os tópicos e assuntos que serão abordados no texto para depois começar a escrever. O escritor Tom Wolfe acredita que este processo pode agilizar bastante na hora de desenvolver seu texto.

Mergulhe na cultura e na mídia

A dica de Ray Bradbury é que todas as pessoas que desejam escrever bem passem a ler poemas, redações, peças de teatro, histórias, novelas, quadrinhos e revistas. Além disso é importante ver filmes e ouvir música com freqüência. Segundo o autor, isso irá fazer com que você se sinta inspirado diariamente para escrever, sempre cheio de ideias.

Seja você mesmo

Segundo o escritor David Morrell, é importante ser você mesmo na hora de escrever, evitando contar uma história de uma maneira que você não está acostumado, já que o leitor escolhe seus autores pelo estilo e pelo tipo de texto que escrevem.

O trabalho nunca acaba

Antes de finalizar uma edição de um livro ou de um texto, tente escrever mais coisas que possam completar a história e até mesmo reescrever partes que não ficaram claras. Segundo o escritor Larry L. King, depois de fazer isso várias vezes, é essencial tomar um tempo para ler seu texto algumas vezes antes de entregá-lo.

Familiarize-se com o leitor

De acordo com Jay Anson, sua obra pode ser um fracasso se você não se familiarizar-se com a linguagem do leitor e sua maneira de pensar. Não tente ser o escritor inteligente que está acima de todos, pois o leitor é quem está acima de você ao pagar para que você disponibilize uma obra pra ele. Segundo o escritor, em outras palavras isso quer dizer que o comprador acaba assumindo o papel de chefe, pois é ele quem está pagando para que você escreva.

Pequenos lugares podem te ajudar

A dica da escritora Danielle Steel é que você procure um lugar confortável para escrever e ter novas ideias. Segundo ela, salas pequenas podem ser uma alternativa, pelo menos para aquelas pessoas que se sentem mais seguras em ambientes fechados.

Você também pode ensinar

Segundo o autor Dick Francis, se você ensinar algo de novo para um leitor você pode se considerar quase um vitorioso, pois cada vez que eles aprendem, maior é a vontade de continuar lendo seu texto.

A confiança supera o talento

Mesmo que tenha ótima ideias, será impossível escrever bem sem ter a autoconfiança de que seu texto é bom. De acordo com a escritora Gloria Steinem, se a pessoa não confia em seu trabalho não poderá mostrar todo o seu talento na obra.


Fonte: Universia

0 comentários: