“Script” e Outras Histórias


O encontro com a escritora Tadiane Tronca possibilitou o resgate do nosso passado histórico. Ao mostrar algumas imagens de Caxias dos anos 40 e 50, os alunos da turma 201 puderam constatar não só a mudança paisagística, mas principalmente refletir sobre a necessidade de preservação de espaços histórico- culturais, bem como de documentos, filmes e objetos. Comentou também sobre a importância da pesquisa – no seu caso – ao escrever seus romances. “Precisa-se de uma História interessante e a partir daí misturam-se outras histórias (essas ficcionalizadas)”. Tadiane destacou a influência lusa, já que tem origem portuguesa. Também ressaltou que uma obra está sempre incompleta, pois o autor tem a necessidade constantemente de revisar o texto, de lapidar as palavras.
Ao abordar sobre o seu romance “Script”, Tadiane enfatizou o diálogo de sua narrativa com a História. “O fotógrafo que aparece é uma homenagem a Ulisses Geremia, assim como o barbeiro e historiador João Spadari Adami.” Outro momento interessante foi quando a autora reproduziu a sonoplastia usada nas radionovelas da época (um dos temas abordados no livro), convidando os alunos a fecharem os olhos e identificarem os sons.
Desse bate-papo descontraído, ficaram duas grandes lições: a primeira reporta-nos a entender que a história real ou ficcionalizada ajuda-nos a entender e fortalecer nossa identidade; e a segunda, que cultura/erudição não é sinônimo de “coisa chata”. Valeu, Tadiane! (14 set.2011)
Clique  Aqui  e Confira a Galeria de Fotos.

-> Palestra com a autora do livro Script, Tadiane Tronca, no colégio La Salle Carmo - Caxias do SUl/RS.

Um comentário:

  1. A IDEIA DE TRANSFORMAR A LITERATURA EM ATRATIVOS QUE GALGUEM O PRÓPRIO ESPAÇO EM QUE O INDIVÍDUO VIVE E POR ISSO O IDENTIFIQUEM É REALMENTE MUITO BOA... fAZER O SUJEITO SE IDENTIFICAT COM AQUILO QUE ELE LÊ...

    TAMBÉM DEIXO MINHAS PEGADAS EM OUTRAS ESTÂNCIAS... QUANDO PUDEREM OU QUISEREM CONHECER SERÃO TODOS MUITO BEM VINDOS SEMPRE

    http://noitesdeoutrosdias1.blogspot.com/

    @NoiteDeOutroDia

    ResponderExcluir