Benefícios da leitura

Fonte de conhecimento, imaginação, criatividade e também diversão, os livros são fontes que ajudam a desenvolver habilidades, o senso crítico e colaboram para a criação de um vasto repertório de palavras.
Alguns benefícios que a leitura pode trazer:

Aquisição de conhecimento: com a leitura, ampliamos nosso conhecimento sobre assuntos específicos e gerais.

Estímulo à brincadeira: a leitura ajuda-nos a relaxar, levando-nos ao mundo do faz-de-conta, onde podemos projetar nossas emoções sem nenhum risco.

Estímulo à criatividade: a leitura mexe com a nossa imaginação, estimulando-nos a desenvolver prazerosamente nosso potencial criativo.

Desenvolvimento da capacidade de argumentar: a leitura estimula-nos a desenvolver argumentos consistentes e bem fundamentados.

Ampliação do vocabulário: com a leitura, conhecemos novas palavras e aprendemos a usá-las em seus diferentes e ricos sentidos.

Incentivo à reflexão e à formação de opinião: a leitura nos incentiva a pensar, a refletir, a formar uma opinião, a pôr em xeque nossas convicções e a chegar a uma conclusão.

Ampliação do campo de visão: a leitura nos permite "ver" um assunto sob outras perspectivas, o que estimula nossa capacidade de aceitar o novo e o diferente.

Confrontação de pontos de vista: a leitura nos leva a uma conversa com o autor, o que nos permite reforçar, esclarecer ou mudar nossos pontos de vista.

Utilização dos recursos da linguagem: a leitura nos permite aprender, com os bons autores, a utilizar, inventivamente, os recursos oferecidos pela linguagem.

Correção gramatical: com a leitura, aprendemos a escrever bem, de forma correta, pela observação, ou seja, naturalmente, sem esforço.

Estímulo ao pensamento abstrato: a leitura nos permite perceber a realidade pelo ângulo da fantasia, o que amplia nossa capacidade de pensar sobre o abstrato.

Estímulo à imaginação: quando lemos, vemos apenas palavras, mas logo formamos cenas na nossa tela mental, o que é muito estimulante para a imaginação.

Fonte: Bibliotecário Maluco



2 comentários:

  1. Verdade... se quiser ter sucesso com o Português ou na vida como um todo, ler é o primeiro passo. Ficção, Não-ficção, tudo contribui para uma maior interação.

    Muito bom o post

    Sa
    http://mundo-sa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Com certeza um post que merece todos os elogios. A leitura é algo que deve ser incentivado desde pequeno. Não deve ser imposto. É preciso ensinar uma crianca a gostar de ler, pois no futuro os benefícios serão enormes. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir