14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

"A 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo completa três décadas de movimentação em torno do livro e da leitura nas mais variadas linguagens e mídias. A origem da Jornada, no ano de 1981, está intimamente ligada à história da leitura no Brasil num processo de redemocratização política e de valorização da cultura, como elemento fundamental à formação crítica e cidadã dos indivíduos e, de modo geral, da própria sociedade.

A Jornada tem como tema “Leitura Entre Nós: redes, linguagens e mídias”. Na defesa da leitura para todos, propôs em sua história refletir sobre a arte em todas as suas formas, das manifestas pela oralidade popular às engendradas pelas mídias eletrônicas, das estabelecidas nas comunidades orais às distribuídas na sociedade em rede. A leitura entre nós, os envolvidos na história da Jornada, os leitores, os escritores, os artistas, as crianças, é forma de viver e de transformar a vida."

A leitura não acontece só na Jornada não. Em parceria com o projeto BookCrossing , que visa conectar as pessoas através de livros, foram distribuídos 300 exemplares (cópias de títulos nacionais) por todas as ruas e avenidas de Passo Fundo. Tudo isso para que todos turistas e moradores possam achar os livros, ler e os passar adiante, dando assim, continuidade ao projeto.


Abertura: 22/08/2011 às 19h30 - com participação de Humberto Gessinger.

0 comentários: