O poder do verbo: L E R


O ato da leitura não significa apenas uma codificação de símbolos. Ler é muito mais do que tradução de palavras, a leitura nos possibilita compreender o nosso mundo e o do outro, ampliando a visão e transmitindo entendimento do que passa ao redor. Proporciona um desenvolvimento de conhecimento contínuo, seja ele crítico, social ou cultural.

Um livro nos liga à imaginação, nos identifica com um personagem, ressalta a criatividade, nos direciona a um mundo diferente do qual vivemos, um mundo que só quem lê entende.

Dentre as páginas e letras, descobre-se diferentes histórias, vidas, realidades, mundos, pessoas e sentimentos. Sim, sentimentos, que surgem quando terminamos de ler um parágrafo. Sentimento de liberdade, de identificação, de entendimento do que o autor quis passar em simples palavras.

A partir daí passamos a ter nossas próprias opiniões, às vezes críticas, mas opiniões. Contabilizamos cada trecho compreendido, as aventuras. Guardamos o que lemos e transformamos isso em vivências, trazemos o irreal para o real, exploramos a criatividade, unimos as informações do mesmo modo que a aranha tece sua teia, anexamos conteúdos e assim, construímos conceitos que só a leitura proporciona.

O hábito de ler deveria ser parecido com o hábito que temos de olhar o relógio, a toda hora.

3 comentários:

  1. A leitura é um ato de autoconhecimento, de prazer intenso. Esse verbo LER é realmente poderoso. Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Lindas palavras e verdadeiras. Pena que nem todos gostem de leitura, mas fico feliz a cada pessoa que incentivo. E de todos que incentivo o que mais me dá orgulho é o meu irmão mais novo. Pois ele nunca gostou de estudar, mas de dois anos pra cá ele começou a ler um livro mensalmente o que me deixa realizada. Espero conseguir trazer muitas pessoas para o mundo da literatura.

    Beijokas elis!
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem dito amigo, concordo plenamente.

    ResponderExcluir