Mapeando Trilhas Brasileiras


Um bloco de papel, um pincel, pigmento diluído em água e um tripé portátil é o suficiente para que o artista plástico Antônio Giacomin execute croquis a grafite e pequenas aquarelas. Já um novo bloco de papel, uma caneta e muita inspiração são necessárias para que o jornalista Nivaldo Pereira relate o seu olhar sobre as coisas de forma inusitada. O artista plástico e o jornalista uniram as suas paixões para realizar o projeto Mapeando Trilhas Brasileiras que resultará em um livro com obras em aquarela e relatos de lugares visitados, que será publicado em abril de 2012 pela Editora Belas-Letras.

Deixando de lado a configuração e a divisão regional para estabelecer novos parâmetros de associações entre semelhanças e diferenças do povo brasileiro, o projeto Mapeando Trilhas Brasileiras propõe realizar um inventário cultural do Brasil, sob a ótica das trilhas e dos caminhos físicos e simbólicos da nação.

A ideia deste projeto nasceu do desejo antigo de Giacomin de representar o Brasil por meio de suas aquarelas e das narrativas do cotidiano do jornalista Nivaldo Pereira. Eles escolheram uma capital e uma cidade do interior para cada região brasileira a ser desbravada, destas, irão capturar informações e imagens que serão acrescidas no futuro livro.

O trajeto para cada região conta com 6 capítulos:
Caminhos da Roça para as rotas de trabalho e do ganha-pão;
Caminhos de Casa falando sobre moradia e urbanismo, arquitetura e as organizações urbanas e rurais;
Caminhos do Dia sobre o cotidiano, os hábitos, a comida, o descanso e a celebração;
Caminhos do Céu abre espaço para o transcendente, a fé e os rituais religiosos;
Caminhos da Vida para o transporte e o movimento, a paisagem, as estradas, rios e trilhas;
Meio dos Caminhos um espaço para agrupar informações sobre os roteiros percorridos.

A próxima viagem dos executadores desse projeto começa nesta segunda-feira (23/05/2011), em Recife/PE.

Estaremos sempre postando novidades sobre as andanças desses viajantes!!!



0 comentários: